sexta-feira, 31 de maio de 2013

Maria, a mãe do Rei

por Márcia Pires

Lendo o livro "um rosto para Jesus Cristo", escrito pelo Pe. Zezinho (descrição completa no final da postagem), deparei-me com textos dedicados a Maria.
Achei oportuno citar, hoje, um dos que me chamou muita atenção, já que hoje é o dia da coroação de Nossa Senhora.

"(...) falar de Jesus ignorando e diminuindo sua mãe é erro colossal para qualquer cristão, que às vezes quase deifica seus pregadores. Mas falar de Maria quase que a deificando e igualando-a ao Filho, também é erro colossal. Ela não foi e nunca será deusa ou semideusa. Foi humana, tocada pela graça. Mas não podia nem pode tudo. Tem que pedir. Não tem o trono nem o cetro. No Reino de Deus ela é rainha-mãe por causa do Filho, mas o poder é do Filho. (...) Charles, na Inglaterra de hoje, é o filho da rainha, porque sua mãe tem o poder. Jesus, rei do Reino dos Céus, não é o filho da rainha, porque ela não governa. Mas ela é mãe do rei... Usemos bem desses simbolismos!
Superexaltar Maria é errado, diminuí-la também. Não é igual a Jesus, mas, depois dele, ninguém esteve tão dentro do mistério da presença de Deus neste mundo, Por isso dizemos que o filho tem o poder e ela tem o pedir.
(...)
Achar o lugar de nossa devoção por Maria, dentro da cristologia católica, é urgente e fundamental. Por isso, só por questão de coerência, na próxima vez que você entrar num templo, vá primeiro ao sacrário e depois procure a imagem de Maria. Não fale com a imagem, porque imagens não ouvem. Jesus está no sacrário, mas Maria não está naquela imagem. A imagem é símbolo, a Eucaristia é real.
Diante de alguma escultura ou pintura, ou de qualquer lembrança dela, feche os olhos e então peça ajuda. De Jesus, Maria entende. De orar, ela entende. Para nós, católicos, ela está viva e no céu ao lado do Filho."
UM ROSTO PARA JESUS CRISTO
José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho, scj)
Clique aqui para saber mais sobre o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário